A comunicação é essencial para a sobrevivência de todos os seres humanos. Falando nós trocamos informações, desenvolvemos novas habilidades e expressamos o que sentimos. Contudo, existem pessoas que falam demais e nos incomodam.

Se você convive com alguém assim continue a leitura. Vamos explicar como lidar com pessoas que não conseguem parar de falar. Confira!

O que acontece com as pessoas que falam demais?

Muita gente parece pensar que comunicação é falar. Porém, sabemos que uma conversa só acontece quando duas ou mais pessoas interagem igualmente — falando, ouvindo e compreendendo.

É normal que algumas pessoas falem mais, isso depende da natureza de cada um. Contudo, quando uma pessoa fala demais pode ser que esteja estressada, ansiosa ou nervosa. Além disso, pessoas que falam demais podem estar carentes.

Como lidar com alguém que fala demais?

Se você convive com pessoas que falam demais já se sentiu incomodado em algum momento. Seja no trabalho ou em casa, pessoas assim acabam tirando a nossa paz.

Contudo, quem fala demais precisa ser ouvido, principalmente se estiver passando por uma fase ruim. Por isso, procure ouvir quem quer conversar, mas atente-se a encarar a situação de forma que ninguém saia prejudicado.

Quando você não puder ou não quiser dialogar, procure minimizar a conversa. Ou seja, dê respostas mais curtas, não discorde e nem acrescente novos assuntos.

Se precisar interromper uma pessoa que fala demais, sempre seja educado. Explique que está sem tempo, por exemplo, e peça desculpas.

Agora, caso você seja próximo da pessoa, como um amigo, talvez seja importante você abrir o jogo. Com cuidado você pode alertá-la sobre falar demais e incomodar.

Lidar com pessoas que falam demais não é tarefa fácil. Muitas vezes a pessoa precisa desta válvula de escape para se livrar de outras emoções.

Para abordar o assunto com algum amigo ou familiar que fala demais você pode começar compartilhando deste texto em suas redes sociais.