Para que serve um líder? Ora, um líder serve para servir, por isso queremos um líder que sirva.

Sem sentido? Confuso? Continue lendo o artigo e tudo ficará mais claro.

Uma historinha real para ilustrar

No quinto andar da sede de uma multinacional ficava o Departamento Financeiro. Lá se acomodavam o diretor, alguns gerentes e dezenas de analistas que cuidavam do dia a dia do setor.

O trabalho dos analistas dependia muito de um software específico, que por sua vez exigia microcomputadores com configurações robustas, do contrário todo o processamento de informação tornava-se irritantemente lento.

De tempos em tempos, a empresa promovia uma atualização de equipamentos, adquirindo microcomputadores mais modernos para substituir os obsoletos. Uma boa medida, não fosse pelo fato de que os equipamentos mais robustos e sofisticados eram sempre destinados ao diretor e aos gerentes, que pouco os utilizavam, enquanto os de configuração mais modesta eram destinados aos analistas, que precisavam extrair leite de pedra diariamente.

A inversão da pirâmide

Em termos práticos, o exemplo acima pode até ter pouca relevância para a empresa, mas revela um aspecto de sua cultura que, esse sim, representa um fator crítico para o seu ambiente interno.

No exemplo da historinha, o que vemos lá é uma estrutura em que os analistas servem a seus gerentes, que por sua vez servem a seu diretor.

Ora, todos estão lá para servir à empresa. Sendo os analistas aqueles que efetivamente lidam com as questões do dia a dia da empresa, o papel dos que ocupam cargos de liderança não é servir-se do trabalho de seus subordinados. Ao contrário, o líder deve servir a seus subordinados, contribuindo para que desempenhem suas funções da melhor maneira possível. Em outras palavras, o líder deve ser um facilitador.

Concluindo

Estamos falando do conceito de liderança servidora. Nesse cenário, qual é o papel do líder? O papel do líder é servir. Então, que tipo de líder nós queremos? Um líder que saiba servir a seus subordinados.

Voltando à frase do início do artigo: Para que serve o líder? Ora, o líder serve para servir, por isso queremos um líder que sirva