Home Carreira e trabalho Primeiro emprego: confira 5 dicas para se dar bem

Primeiro emprego: confira 5 dicas para se dar bem

0
27
Primeiro emprego, veja 5 dicas

Primeiro Emprego: Conseguir um bom primeiro emprego é um grande passo na vida de qualquer pessoa. No entanto, com a demanda de candidatos maior que as vagas, conseguir o tão sonhado emprego pode ser bem complicado.

Em alguns casos o primeiro emprego é determinante para o começo de carreira promissora. Afinal, por meio desse contato podem surgir outros, ou até mesmo gerar uma oportunidade de crescimento dentro da própria empresa.

Se você está passando por essa situação ou já quer se preparar para ela, veio ao lugar certo! Acompanhe esse artigo até o final e confira 5 dicas valiosas para se dar bem em seu primeiro emprego. Confira!

1.  Tenha iniciativa

O primeiro passo para ter sucesso em seu primeiro emprego é: seja uma pessoa de iniciativa! Os contratantes buscam cada vez mais pessoas inovadoras, que contribuem com tudo de si para a empresa. Por isso, seja proativo, ofereça novas ideias, sugestões ou até mesmo apresente novas formas de traçar estratégias de crescimento.

Um profissional com essas características tende a se destacar entre os outros e ser melhor visto pelos chefes pois transmitem o desejo de cooperar com o sucesso da empresa, não está ali somente para cumprir tabela.

Claro que essa iniciativa precisa vir acompanhada de um senso de quando é a hora certa de falar. Ter iniciativa sem ter uma postura profissional pode fazer um efeito contrário. Mas sem dúvidas, pessoas com iniciativa chegam mais longe.

2.  Se dedique em seu primeiro emprego

Essa dica pode parecer óbvia, mas muitas pessoas passam uma má impressão em seu primeiro emprego porque se acomodam após conquistar uma oportunidade.

Se dedicar vai além de só fazer o que te pedem, se dedicar é fazer o que pedem com excelência! Se te colocaram em uma determinada função, por menor que seja, faça o melhor que você puder.

Essa atitude de se dedicar em pequenas coisas saltará aos olhos dos contratantes e dará segurança para que te confiem funções maiores e mais importantes.

3.  Crie relacionamentos

Uma das partes mais importantes de se trabalhar com outras pessoas é criar relacionamentos, saber conviver e trabalhar em equipe é um requisito crucial na hora da escolha de contratação de alguém.

Lidar com pessoas pode não ser fácil, mas é necessário. Pessoas são portas para oportunidades. Ninguém consegue trabalhar feliz em um ambiente em que não se dá bem com ninguém, muito menos gerar bons resultados. Seu primeiro emprego pode se tornar uma experiência desagradável se não houver bons relacionamentos.

Seja um criador de relacionamentos, e isso não quer dizer que você tenha que agradar a todos, mas que você deve ser um tipo de pessoa agradável de se conviver. Peça ajuda para as pessoas, converse, troque experiências. Afinal, isso pode te render bons contatos para o futuro!

4.  Seja proativo

Ser proativo está relacionado com o tópico de ter iniciativa. Uma pessoa proativa é uma pessoa que observa e gera soluções para os problemas que vê sem esperar que alguém a mande fazer isso.

O profissional proativo não se prende de forma radical as suas funções mas está disposto a ajudar no que for preciso, é uma “mão na roda” para qualquer situação e consegue enxergar soluções e aplicá-las.

Esse tipo de pessoa une todas as dicas anteriores e com equilíbrio consegue ter iniciativa, fazer seu trabalho com excelência e ajudar no meio em que estiver inserido mesmo que não seja sua função.

Isso com certeza vai passar uma imagem profissional de respeito e promissora.

5.  Saiba receber o feedback

E por último, mas não menos importante, para se dar bem em seu primeiro emprego você precisa saber ouvir o que as pessoas têm a dizer a seu respeito!

O feedback é um retorno na visão de outra pessoa de como você se desenvolveu ou está se desenvolvendo no seu trabalho. Nele vão ser apontados seus pontos positivos ou o que você precisa melhorar para se desenvolver melhor.

Pessoas que são cheias de si e que não aceitam nenhum tipo de correção dificilmente se darão bem em qualquer emprego. Afinal, se não aceitam que precisam melhorar, vão ficar estagnadas e impedir o crescimento de suas carreiras.

Ouvir com atenção alguém que está vendo você em um contexto maior que o que você vê, poderá te fazer chegar a lugares altos! Quem tem humildade para reconhecer um erro, é reconhecido pelos acertos mais tarde.

Essas foram algumas dicas mais importantes! Esperamos que elas te ajudem a se dar bem em seu primeiro emprego, e caso esse momento ainda não tenha chegado, siga firme e confiante. Assim, quando finalmente essa conquista chegar, você já estará preparado para aproveitá-la da melhor maneira possível!

Achou essas dicas importantes e conhece alguém que precisa delas? Então, compartilhe esse artigo em suas redes sociais e contribua para o crescimento de boas experiências nessa fase tão importante!