O Que é Altruismo? Hoje em dia tem sido cada vez mais comum conhecermos pessoas que vivem sozinhas. E, pesquisas já comprovaram, a solidão muda a estrutura biológica do ser humano. O altruísmo está sendo deixado de lado.

Um estudo recente, inclusive, provou que quanto mais tempo alguém fica sozinho, mais egoísta se torna. No texto de hoje vamos explorar o que é o altruísmo e como essa virtude é importante para a nossa vida. Boa leitura!

Vivendo em comunidade

Desde o princípio o ser humano precisou viver em comunidade. Antes era por sobrevivência e segurança, hoje podemos afirmar que é por saúde mental,  para se sentir bem.

Você pode reparar que as pessoas que você conhece que vivem sozinhas são mais tristes. Além disso, quem é solitário e se importa só consigo mesmo acaba se tornando alguém mais difícil de lidar. E isso se torna um ciclo sem fim.

Há uma relação direta entre a solidão e o egoísmo. E, para que isso não aconteça, devemos manter o sentimento de altruísmo acesso dentro de nós todos os dias.

O altruísmo é uma virtude presente na vida daqueles que sentem empatia. Ou seja, o altruísmo permite que você faça o bem ao próximo sem, necessariamente, esperar algo em troca.

Esta é uma forma de se preocupar com as pessoas à sua volta. É um gesto de completa bondade, um dos sentimentos mais nobres que o ser humano pode ter.

Altruísmo: faça o bem ao próximo

O altruísmo, ainda que seja um sentimento, pode ser provocado, ensinado ou desenvolvido. Com esse aprendizado você passa a tomar gosto por ajudar o próximo — e sente prazer nisso.

É a generosidade que vai passar a fazer parte dos seus dias, assim como a bondade. E, ainda que sem esperar nada em troca, o altruísmo vai, com certeza,  trazer mais coisas boas para a sua vida. O universo devolve aquilo que enviamos.

Como se tornar altruísta

O primeiro passo para se tornar altruísta é saber avaliar suas atitudes mais egoístas. Para isso, basta reparar em alguns de seus hábitos. Por exemplo, você:

  • acha que sua opinião é mais importante que a das demais pessoas?
  • fica nervoso quando não tem controle sobre uma situação?
  • não gosta de trabalhar em equipe?
  • não consegue assumir a culpa por alguma coisa?

Para reverter tal situação hoje mesmo comece a banir os pensamentos egoístas que rondam sua mente. Passe a ter mais empatia e se coloque no lugar das pessoas com quem convive; compreenda o que elas podem estar sentindo ou quais dificuldades enfrentam.

Aliás, conhecer melhor as pessoas à sua volta é outra forma de ser mais altruísta. Esteja sempre presente para quando elas precisarem conversar. Seja bondoso no seu dia a dia, mesmo que com pequenos gestos, como sendo um bom amigo.

Saiba perdoar e não sinta mais rancor por ninguém ou por qualquer situação. Tente manter uma relação mais próxima com mais pessoas, como aqueles parentes de quem você não recebe notícias há muito tempo.

Por fim, para ter o altruísmo presente na sua vida, saiba manter suas ações em equilíbrio. Cuide do próximo da mesma forma que você se cuida. Ou seja, torne-se atencioso, bondoso e tenha mais carinho pelas pessoas.

Nossa vida pode estar corrida, mas sempre deve haver espaço para a generosidade, não é mesmo? E você, como se tornou mais altruísta nesses tempos de solidão e vida virtual? Deixe um comentário abaixo e compartilhe suas dicas e experiências.