A frustração é aquele sentimento que nos corrói quando não alcançamos algo que era esperado. Ou quando alguma coisa não termina como a gente queria que terminasse.

O grande problema desse sentimento é que, nem sempre, isso está ao nosso alcance. Temos que aprender a conviver com o que está fora do nosso domínio. Por exemplo, não podemos controlar as ações de outras pessoas.

Por isso, o grande segredo para evitar se frustrar é aprender a lidar com situações inevitáveis. No texto de hoje você vai compreender melhor como isso pode ser feito. Boa leitura!

O que é a frustração

A frustração é sentida sempre que não alcançamos determinado objetivo, ou quando as coisas não saem como imaginamos. Tal sentimento vem acompanhado de outras sensações negativas.

Raiva, decepção, estresse, baixa autoestima, tudo isso completa a frustração e nos deixa ainda mais para baixo.

Ficamos frustrados, por exemplo, quando não batemos uma meta. Ou quando não somos reconhecidos por nossos esforços e deixamos de receber uma recompensa que esperávamos ansiosamente.

A frustração também surge por insatisfação com determinada situação, como o trabalho ou o casamento. E isso acaba nos encaminhando para diversos outros conflitos pessoais.

Consequências da frustração

A frustração sempre nos traz sentimentos negativos, sejam estes em menor ou maior escala. Contudo, a frustração também pode ser transformada em algo positivo, quando nos faz repensar o que está acontecendo.

Por exemplo se você está frustrado com sua carreira profissional. O ideal é poder ajuntar todos os sentimentos ruins e transformá-los em uma motivação para mudar o rumo de sua vida.

Ou seja, o desapontamento pode ser uma forma de crescimento. Essa é a consequência que devemos querer para nosso dia a dia. Não deixe que a frustração se torne um peso em sua vida.

A zona de conforto, muitas vezes, está aliada com a frustração. Isso, porque, quando estamos em um terreno conhecido evitamos desapontamentos.

Por isso muita gente prefere se acomodar em uma determinada situação para não se frustrar com coisas fora de seu controle. Porém, tal pensamento é prejudicial para a evolução de qualquer pessoa.

Como evitar a frustração

A frustração pode ser evitada quando mantemos nossas expectativas mais próximas da realidade. Sendo assim, é importante aprendermos a enxergar toda situação como um todo.

Supor determinados resultados, por exemplo, só faz com que sua ansiedade cresça. E a consequência disso é a queda a autoestima. Para não ficarmos desapontados precisamos aceitar que nem tudo está sob nosso controle.

Algumas situações dependem mais de outras pessoas do que de nós mesmos. Por isso, é mais interessante aproveitarmos cada momento com o que podemos fazer agora do que fantasiarmos sobre o que pode acontecer no futuro.

As principais dicas para evitar a frustração é sabermos controlar as expectativas: é essencial sonhar com os pés no chão. Além disso, é importante encarar as derrotas de frente e não desistir jamais.

Outra forma de se frustrar menos no dia a dia é respeitar as diferenças e opiniões das outras pessoas. E, por fim, praticar o bem sem esperar nada em troca também é importante.

A frustração pode não ser, necessariamente, controlável. Mas pode ser minimizada. Tudo depende da forma como encaramos as situações do nosso dia a dia.

Quer receber outras reflexões como essa de hoje? Assine nossa newsletter e saiba como desenvolver melhor seus sentimentos e evitar tudo o que há de negativo no universo.

e Ai, você já fez nosso exercicio de hipnose guiada para o Amor proprio?