Falar em público é um ato desafiador. Para cada pessoa que demonstra total segurança e até naturalidade ao falar, há uma multidão que faria qualquer coisa para não ter que passar por essa experiência.

Quem fala bem em público se destaca entre os demais e isso abre portas e oportunidades para uma carreira profissional mais bem sucedida. A boa notícia é que a habilidade de falar em público pode ser aprendida, treinada e aplicada.

Cinco dicas para falar em público

As dicas a seguir ajudam a iniciar a caminhada para o pleno domínio da habilidade de falar em público. O importante é entendê-las e, principalmente, praticá-las.

#1. Domine o assunto

Quanto maior é o domínio que você tem sobre o tema a ser abordado, mais seguro você se sente para falar a respeito. Essa maior segurança é percebida pela plateia, por isso estude o tema com afinco.

#2. Tenha clareza ao passar a mensagem

Mesmo dominando o tema, é preciso elaborar bem a mensagem. Não se trata de decorar as palavras e reproduzi-las como se fosse uma gravação. Uma mensagem clara tem começo, meio, fim e uma coerência na sua construção.

#3. Observe o bom uso da língua portuguesa

Adotar um português correto contribui para dar clareza à mensagem. Além disso, sempre há na plateia quem diminua o valor de uma fala a partir dos erros de português cometidos.

#4. Observe sua postura

Mãos trêmulas, mãos no bolso, braços cruzados, o ponto em que o olhar se fixa, a excessiva repetição de determinadas palavras ou expressões, etc. Tudo isso é notado pela plateia e complementa (ou distorce) a mensagem falada.

A melhor maneira de corrigir atos involuntários é o treino com orientações sobre a postura correta.

#5. Conheça bem a plateia

Saber qual é o perfil da plateia ajuda a entender quais são as expectativas que ela tem em relação à sua fala. Se bem trabalhada, essa informação pode ajudá-lo a dar um melhor direcionamento à mensagem e assim não só atender plenamente às expectativas, mas superá-las.

Conclusão

Invista no seu crescimento. Aprenda a falar palavras que abrem portas, domine a habilidade de falar em público.