Nossos dias estão ficando cada vez mais corridos e temos que lidar com diversas tarefas em um curto prazo. Por isso, saber como ter mais foco é essencial para a nossa produtividade.

A concentração precisa estar presente não somente no trabalho, como muita gente pensa. Mas em todas as atividades que realizamos ao longo do dia.

Por exemplo, você já reparou como é chato quando está jantando com um amigo e, de repente, os dois perdem o foco da conversa? É praticamente certo que quando isso acontece ambos recorrem aos smartphones, não é mesmo?

Por isso, a partir de agora, concentre-se neste texto e descubra como ter mais foco no seu cotidiano. Sua produtividade e relação com as pessoas próximas será implementada.

O que é o foco?

Manter o foco, como costumamos dizer, é o ato de manter-se concentrado em alguma coisa. Não importa se você gosta ou não de determinada atividade, ela precisa receber foco para ser concluída.

Sendo assim, compreenda que o foco exige que você se atente a uma tarefa apenas e ignore todas as outras coisas que acontecem ao redor. Assim, fica muito mais fácil finalizar determinado trabalho antes de iniciar outro.

Porque eu não consigo focar em uma única coisa?

O grande problema do ser humano atualmente é querer ser multitarefa. Ou seja, querer fazer tudo ao mesmo tempo. Tudo bem que conseguimos fazer mais de uma coisa simultaneamente, mas isso não quer dizer que essa seja a melhor solução.

Ou seja, você, provavelmente, não tem problema em focar. Mas tem sim um problema em decidir no que quer estar focado. Você já se pegou assistindo televisão e checando redes sociais ao mesmo tempo? Pois é, nem nos momentos de descanso conseguimos decidir no que focar.

Com a intenção de “não perder tempo” queremos fazer tudo de uma vez só. E acaba que não conseguimos fazer nada direito. Além disso, nossa mente fica cansada por ter que realizar uma tarefa, outra, outra e assim por diante.

Qual a importância de saber como ter mais foco?

Ao saber como ter mais foco em cada atividade nós podemos definir melhores soluções para cada uma delas. Ou seja, conseguimos alcançar resultados mais satisfatórios.

Além disso, pensando a longo prazo, o foco nos permite saber onde queremos chegar. Por exemplo, você quer concluir a faculdade e conquistar um emprego bacana?

Você vai precisar se concentrar, principalmente, no que vai te levar até esse objetivo. Sendo assim, a curto prazo, você precisa focar na próxima prova, no próximo semestre, na matéria que tem mais dificuldade, etc.

Quatro dicas para ter mais foco

Fique offline

Escolha alguns momentos para ficar sem o celular, enquanto estuda ou descansa, por exemplo.

Treine coisas novas

Você pode treinar seu cérebro realizando algo que nunca fez, como lendo um livro de 2000 páginas — até o fim!

Descanse a mente

Nossa mente fica cansada com o tanto de coisas que fazemos por dia, por isso, saiba descansar. Pode ser meditando, que tal?

Não sofra por antecedência

Sabe aquela tarefa na próxima semana que já está te deixando preocupado? Saiba lidar com a ansiedade e pense somente no hoje.

Coloque essas dicas em prática agora mesmo e treine como ter mais foco. Liste tudo o que precisa ser feito nos próximos dias e lide com uma atividade de cada vez, de acordo com o prazo e importância de cada uma.

Que tal ajudar seus amigos a ter mais foco e aumentar a produtividade? Compartilhe essas dicas em suas redes sociais!

Experimente nosso Exercicio de Hipnose para a Produtividade durante o dia