O que é autonomia emocional?

A autonomia emocional é uma construção psicológica que reprograma nossa mente para ter mais controle de nossas emoções.

Alcançar o controle das emoções é uma tarefa muito importante, embora não seja simples e nem tão pouco algo fácil. Contudo, essa é de fato uma grande conquista pessoal para todas as pessoas, afinal, quando alcançamos a autonomia emocional, modificamos todas as coisas que estão à nossa volta.

Se mostrar positivo diante das dificuldades é uma ação indispensável para superar os obstáculos que encontramos diante do nosso caminho, especialmente nos dias atuais. Além disso, esse tipo de experiência permite que a vida fique ainda mais leve e descomplicada.

Por meio dessa independência, somos capazes de controlar os efeitos externos que nos intoxicam emocionalmente. Um belo exemplo disso é se manter imune as tentativas que as pessoas ao nosso redor empregam para nos afetar com suas atitudes.

Ainda, é completamente possível decidir ser feliz, otimista e sonhador sem que as emoções tóxicas de outras pessoas mudem nossa forma de pensar.

Como alcançar a autonomia emocional?

Para alcançar a autonomia emocional, é preciso dominar tudo aquilo que está relacionado a nossa autossuficiência. É preciso se fortalecer para tomar decisões, fazer escolhas, com total soberania.

Ainda, é preciso se mostrar totalmente responsável pelo que as suas atitudes de mudança vão gerar. Por isso, mantenha-se sempre  com atitudes positivas, pensamentos otimistas e acredite sempre na sua autossuficiência.

Concluindo, a chave para a autonomia emocional é a sua liberdade pessoal. Não espere aprovação das pessoas ao seu redor. Tenha sempre consciência de que é possível agradar a todos.

Não permita que outras pessoas decidam por você. Lembre-se sempre de que você é forte e autossuficiente. Por isso, caso este conteúdo tenha sido útil, não deixe de assinar nossa newsletter para ficar por dentro de todas nossas dicas e novidades!

Veja nossas Afirmações sobre o credo da felicidade.