Muito utilizada por médicos e outros profissionais da saúde como psicólogos e terapeutas, a Anamnese é um termo que indica uma lembrança ou recordação. Em linhas gerais, esse método serve para que o paciente seja submetido a uma avaliação mais criteriosa durante a investigação do seu problema.

Ainda está em dúvida? Então, veio ao lugar certo. Neste texto vamos te explicar um pouco mais sobre o assunto e te mostrar a importância em um exame clinico. Acompanhe!

Entenda que é Anamnese

A anamnese consiste em um questionário com objetivo de trazer algo à memória. Ou seja, a sua função é de basicamente recordar sobre fatos ou episódios ocorridos no passado. Como dissemos anteriormente, essa técnica é aplicada por médicos ao avaliar um paciente, ou durante sessões com terapeutas.

Conheça a utilidade dessa técnica

Esse método é muito útil para que o profissional tenha uma base de conhecimentos sobre o quadro anterior de uma pessoa. Assim como seu histórico médico ou pessoal, de coisas relevantes para a análise e para entender o quadro atual.

Veja sua importância no exame clínico

A anamnese é importante para saber como prosseguir no tratamento ou nas indicações, seguindo o quadro apresentado por cada pessoa. Atualmente, é comum encontrar pessoas que recorrem a meios rápidos como a internet para buscar soluções para problemas de saúde.

Contudo, é importante destacar que esse tipo de ação não é recomendada e não inclui a sua anamnese. Portanto, isso pode acabar se tornando muito prejudicial para você e para o seu bem estar, afinal, essa técnica é indispensável para indicar quais os próximos passos devem ser dados.

Por isso, procure sempre ser orientado por um profissional capacitado e qualificado. Seja sincero em suas respostas e evite ocultar qualquer informação. Dessa forma sua avaliação será fiel às suas necessidades e corresponderá ao tratamento adequado para você.

O que achou deste conteúdo? Quer encontrar mais dicas relacionadas ao seu bem-estar e a sua saúde? Então, siga-nos em nossas redes sociais no Facebook, Instagram, Twitter e YouTube para ficar sempre por dentro das novidades que compartilhamos por aqui!