Indice:
7 qualidades para se tornar um bom lider
Autoconhecimento
Empatia
Otimismo
Capacidade de Delegar Funções
Boa Comunicação
Resilência
Comprometimento

7 qualidades para se tornar um bom líder: Ser um bom líder deixou de ser somente alguém que possui autoridade e dá ordens. Um líder sem as características necessárias não gera uma equipe de qualidade e ao invés de atrair as pessoas, as afasta.

Essa não é uma posição dada e sim conquistada, por isso, vale a pena investir em se tornar um bom líder. A questão não é só possuir um título, mas produzir um impacto positivo e relevante em seu meio.

Confira nesse artigo 7 qualidades para se tornar um bom líder!

1. Autoconhecimento

Conhecer seus limites é crucial para saber até onde você pode ir como líder.

É preciso analisar quais características você precisa desenvolver. Por exemplo, tem problemas para falar em público? Invista em treinamentos para sanar esse problema.

Tem problemas em se impor e cobrar resultados? Experimente pensar em uma maneira mais sutil e encorajadora de fazer isso.

Dessa forma sua cobrança terá um tom sério, porém leve e incentivadora. Será confortável para as duas partes.

Saiba até onde você aguenta a pressão de ser exemplo para outras pessoas, pois o líder é uma vitrine para quem se inspira nele.

2. Empatia

É importante para um bom líder saber se colocar no lugar das outras pessoas.

Tenha empatia na hora do planejamento de metas ou na hora a cobrança de resultados. Seja sensível para ver cada pessoa e cada situação antes de julgar ou cobrar de uma forma mais dura.

As pessoas têm uma vida além do trabalho. E cada pessoa enfrenta uma luta que muitas vezes nem fazemos ideia. Por isso, seja gentil sempre.

3. Otimisto

Um bom líder enxerga o lado bom das situações. Mesmo que ninguém mais enxergue.

Traça metas realistas, porém otimistas. Incentiva positivamente a equipe e não em forma de cobrança.

A cobrança gera um peso sobre as pessoas que as fazem agir por obrigação, sem nenhuma inspiração.

Já o incentivo coloca um gás para que elas vejam e ajam como um desafio que pode ser alcançado e superado. Elas acreditam que são capazes e o principal, querem realizar, deixa de ser uma simples obrigação.

4. Capacidade de delegar funções

Uma pessoa na função de líder pode se confundir e querer abraçar tudo sozinho para mostras iniciativa e proatividade. Mas isso é um erro.

Um bom líder sabe delegar funções com maestria, sabe reconhecer o que cada integrante faz de melhor e utiliza disso.

Delegar funções é uma forma de ativar todas as pessoas da equipe e fazer com que elas se sintam úteis.

Desse modo, ao explorar o melhor que cada um tem para oferecer, os resultados serão muito satisfatórios e significantes.

5. Boa comunicação

Um bom líder também precisa de uma boa comunicação. Sua equipe precisa entender com clareza os objetivos e metas.

Na hora de cobrar resultados, uma má comunicação pode gerar desavenças entre as pessoas. E isso pode afetar e muito o rendimento da equipe.

Como citei acima, cobrança da forma errada gera peso, e peso gera paralisação de resultados e queda de produtividade.

Saiba falar como quem tem uma grande ideia para vender. Como quem tem desejo de revolução, criação, conquista. A comunicação fará com que as pessoas comprem suas ideias e se unam em um mesmo propósito.

6. Resiliência

Uma das características mais essenciais para um bom líder: resiliência!

A resiliência é o poder de enfrentar adversidades e permanecer firme. Usar as dificuldades como degrau para o avanço e crescimento pessoal.

Um bom líder não está isento de errar ou falhar em alguma estratégia. Não se abale! Aprenda com os erros e ensine aos outros como não tropeçar na mesma pedra que você.

Para ilustrar o que é ter resiliência, pense na figura de uma palmeira. É uma árvore de grande altitude e quando há tempestades com ventos fortes ela se curva até quase encostar ao chão.

Mas após a tempestade, ela volta ao seu devido lugar. Permanece firme. Mas como isso é possível? Por causa de suas raízes!

Toda vez que a palmeira é submetida ao estresse da tempestade, suas raízes se tornam mais fortes e profundas.

Aprofunde suas raízes e tenha resiliência, quando a tempestade vier, ela servirá para te deixar mais forte!

7. Comprometimento

Mantenha sempre o seu compromisso com a empresa e com sua equipe. Seja honesto acima de tudo. Seja transparente com as pessoas que confiam em você.

E lembre-se, nem mesmo um bom líder consegue agradar a todos, mas mantenha-se firme em seus ideais e preserve sempre seu caráter.

Um bom líder é aquele que influencia as situações, mas não é influenciado por elas.

Gostou das dicas? Compartilhe já esse artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos a serem bons líderes também!