como se tornar um lider

Como se tornar um líder respeitado por sua equipe

Quer Saber como se tornar um lider respeitado por sua equipe?
Empresas e organizações estão cada vez mais em busca de perfis de liderança para integrar suas equipes. Se tornar um líder pode parecer fácil, mas o caminho para chegar até essa posição requer tempo e dedicação.

Uma das grandes diferenças entre um chefe e um líder está no modo como o respeito é conquistado. Um chefe conquista respeito de sua equipe por imposição, já um líder conquista respeito por admiração e mérito.

Continue lendo este artigo e descubra como se tornar um líder respeitado por sua equipe!

Afinal, o que é ser líder?

Liderar é encontrar soluções e influenciar pessoas a acreditarem e trabalharem juntas com você para essa solução acontecer.

Um líder é alguém com autoridade, reconhecido pelas outras pessoas. Mas se engana quem pensa que ser líder é apenas dar ordens!

A maior diferença entre um chefe e um líder está no envolvimento do mesmo com uma solução ou um projeto. Enquanto chefes tendem a ordenar e esperar os resultados, um líder mostra como se faz e ajuda obtê-los.

Um líder não espera dos outros aquilo que ele mesmo não faz, ele sabe colocar a mão na massa quando é preciso, e sua maior forma de influência é pelo exemplo.

É por isso que uma pessoa com perfil de liderança atrai as pessoas, consegue vender suas ideias e incentivar a equipe a trabalhar juntamente com ele em um mesmo propósito.

Qual a importância de um líder dentro das organizações?

Um líder é importante porque gera melhores resultados dentro de uma equipe, pois as pessoas o seguem porque respeitam e acreditam nele e não apenas porque são brigadas a fazê-lo.

Um líder conquista as pessoas por reconhecimento, gera admiração, respeito, os que estão ao seu redor vão ser influenciados por esse perfil e vão se espelhar nele.

A maior importância de alguém com esse perfil em uma empresa é organizar e contribuir para que todos falem a mesma língua, buscando os mesmos objetivos e alcançando resultados cada vez maiores e melhores.

Confira agora 3 dicas essenciais para se tornar um líder:

1. Lidere pelo exemplo

A principal qualidade de um líder é que ele ensina pelo exemplo. Seja pontual, cumpra suas metas, trace planos e estratégias, invista em seus objetivos e comemore seus resultados.

Tenha iniciativa, ajude as pessoas em dificuldades que você puder solucionar, compartilhe estratégias que deram certo para você. Compartilhe suas experiências e mostre o caminho.

Seja uma pessoa que sempre estará lá quando precisarem, sempre positivo e tentando tirar o melhor de cada situação. Colabore para resolver os problemas que não são seus.

2. Desenvolva relacionamentos

Um líder sem seguidores não é um líder, cultive os relacionamentos em seu meio, faça amizades sinceras. As pessoas precisam sentir que você se importa com elas mais que com o resultado que elas podem te oferecer.

Observe as pessoas, saiba ouvi-las, oriente elas no que estiverem precisando e se não tiver uma resposta naquele momento faça um compromisso de buscar soluções e levar para ela. Cumpra os compromissos que fizer.

O caminho para a liderança deve ser construído com humildade, só assim as pessoas te respeitarão e te verão como líder e não como chefe. Se quer ser reconhecido pelas pessoas, aprenda a servi-las primeiro.

3. Seja uma fonte de inspiração

Existem muitas pessoas cansadas e sobrecarregadas em seus trabalhos, cheias de metas não cumpridas e uma pressão sem fim, essa realidade desenvolve pessoas exaustas que não conseguem gerar resultados positivos.

Essas pessoas precisam de alguém que realmente acredite nelas, ainda que elas não acreditem mais. Pessoas inspiradoras mudam nossa forma de ver as situações e nos fazem querer atrair a mudança.

Seja essa inspiração para as pessoas ao seu redor, incentive, fale palavras de conquista, faça-as enxergar novas possibilidades de evolução e crescimento.

Quando as pessoas perceberem que você enxerga um potencial nelas que elas mesmas ainda não viram, vão se sentir desafiadas a buscar transformação e a sair do comodismo. Os resultados disso são imensuráveis.

Pessoas confiantes cumprem metas, superam desafios, geram resultados, melhoram na qualidade de vida e se sentem inspiradas para se dedicar ao trabalho e a vida. E quando alguém reconhecer que sua ajuda foi crucial para essa evolução, você terá se tornado um líder inesquecível.

Gostou das dicas de como se tornar um líder respeitado por sua equipe? Compartilhe esse artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos a entenderem um pouco sobre a arte de liderar!