Produtividade: não tente abraçar o mundo (II) 2

Produtividade: não tente abraçar o mundo (II)

Em artigo anterior, identificamos algumas das causas que nos levam a querer abraçar o mundo. Neste, abordaremos uma forma de lidar com toda a carga de informação que recebemos, tendo como parâmetros foco, resultado e equilíbrio.

Continuamos seguindo as orientações do especialista em produtividade Christian Barbosa em seu livro “Equilíbrio e resultado”.

Sobre o excesso de ideias

Ter ideias é muito positivo. O problema, como sempre, é o excesso. Quando muitas ideias se apresentam ao mesmo tempo ou em sequência, fica impossível estabelecer o foco em uma delas. Perda de tempo, de dinheiro e frustração são consequências naturais nesse cenário.

É comprovado que o excesso de informações diminui a eficiência do processo de tomada de decisão. A ideia de que mais informações significam melhor embasamento é verdadeira até certo ponto. O excesso de informações passa a confundir a mente.

Trabalhe a sua capacidade de escolher ideias

Se o problema está no excesso de ideias, a solução está em filtrá-las para ficarmos apenas com as melhores e a partir delas construir resultados. Podemos fazer isso seguindo alguns passos.

#1. Registrar todas as ideias

Sem julgar a viabilidade, registre cada uma das ideias que rondam sua mente e disputam seu foco, antes que ela desapareça. Forme uma lista dessas ideias.

#2. Identificar o propósito a ser alcançado

Você pode estar em busca de resultados no campo profissional ou financeiro, ou então em busca de equilíbrio para sua vida pessoal, por exemplo.

Para cada uma das ideias que você listou anteriormente, identifique o quanto ela está em sintonia com o seu propósito.

#3. Avaliar as ideias

Com a lista já reduzida, contendo apenas as ideias que estejam de acordo com o seu propósito, é hora de definir qual ou quais serão executadas. Para essa escolha, considere as seguintes variáveis:

  • A necessidade: você realmente precisa colocar essa ideia em prática?
  • A viabilidade: é possível executá-la de fato?
  • A paixão: você vai se dedicar a ela?

Estabeleça pesos e notas para cada variável e eleja as que obtiverem as melhores avaliações.

Dedique-se à execução

Direcione seus esforços para a execução das ideias escolhidas. Não perca de vista o propósito que dá sentido a tudo. Com foco e dedicação, resultados serão alcançados sem que você tenha que abraçar o mundo.

Leia os artigos relacionados a esse conteúdo.
Produtividade Não tente Abraçar o Mundo Parte 1
Produtividade Não tente Abraçar o Mundo Parte 2