dicas de venda

Por que você precisa saber vender?

Para vencer profissionalmente, é preciso saber vender. Você ainda se questiona sobre a veracidade dessa afirmação?

Neste artigo argumentaremos sobre o quanto isso é importante para sua atividade profissional, qualquer que seja o caminho que você tenha escolhido.

Vender é preciso

Quando falamos em vender, logo pensamos naquele típico profissional de vendas, seja ele um lojista no balcão, um operador que faz vendas por telefone, um vendedor que bate de porta em porta, um camelô na rua, etc.

Claro, esses são vendedores por excelência, têm a venda como sua atividade central. Mas vender vai muito além e diz respeito a todos. Por exemplo:

  • Em uma entrevista de emprego, precisamos vender nossas competências profissionais ao entrevistador.
  • Quando um funcionário tem uma sugestão de melhoria para os processos internos da empresa, precisa vender a ideia a seus superiores.
  • Quando um empreendedor procura investidores para o seu projeto, precisa vender o conceito aos potenciais patrocinadores.
  • Quando um novo gestor assume determinado cargo, ele precisa vender seu estilo de trabalho para conquistar a confiança de liderados, pares e superiores.

Mas como aprender a vender?

Não se vende de improviso. Existem técnicas que não são aprendidas da noite para o dia.

Pesquise a respeito e forme uma trilha de conhecimentos a ser percorrida até chegar a um nível de excelência que você julgue adequado.

Um pequeno exemplo de técnica de venda

Para vender algo, você precisa convencer seus potenciais compradores de que ele é a solução para uma determinada necessidade.

Assim, sua abordagem deve ressaltar os benefícios que esse algo traz e não fazer uma mera descrição de suas características.

Usando um produto como exemplo:

  • Uma coisa é anunciar um dispositivo para leitura de livros digitais dizendo que ele tem 4 gigabytes de memória.
  • Outra bem diferente é dizer que nesse dispositivo você pode carregar até 2 mil livros.

O primeiro exemplo apenas cita uma característica técnica do produto.

O segundo traz algo palpável para o consumidor, dando a real dimensão de um benefício concreto que o produto proporciona.

Concluindo

Saber vender, isto é, dominar técnicas de venda, pode ser um diferencial para sua trajetória profissional, qualquer que seja o tipo de carreira que você esteja desenvolvendo.