Indicadores de planejamento: entenda mais sobre esse assunto 2

Indicadores de planejamento: entenda mais sobre esse assunto

Os indicadores de planejamento são essenciais para que um projeto decole. Afinal, tais indicadores podem facilitar um plano, guiando quais caminhos você deve seguir.

Para não perder competitividade, os indicadores de planejamento medem e avaliam resultados. Assim, fica mais fácil compreender o que está certo e o que precisa ser alterado.

No texto de hoje você vai descobrir como usar indicadores de planejamento nos seus negócios. Boa leitura!

O que são os indicadores de planejamento?

Os indicadores funcionam como termômetros que medem o andamento de determinadas atividades. Ele permite que um gestor tenha mais eficiência em suas decisões.

Os indicadores devem ser escolhidos de acordo com a intenção de negócios. Eles podem acompanhar lucro, crescimento, desenvolvimento e outros aspectos de uma organização. Conheça os indicadores mais utilizados no mercado:

Lucratividade

Acompanha o lucro da empresa e mantém um negócio em funcionamento a médio e longo prazo. Sua estratégia pode variar de acordo com cada empresa.

Taxa de crescimento

A taxa de crescimento de uma organização deve ser medida mês a mês. Principalmente nas empresas mais novas. Vale destacar que o crescimento também pode ser mensurado em relação aos concorrentes.

Conversão de venda

Saber o quanto é fácil ou difícil convencer um cliente em potencial também é essencial. Esse indicador, inclusive, pode guiar outras decisões. Estando abaixo do esperado, por exemplo, um problema precisa ser identificado.

Produtividade

A produtividade pode ser medida por funcionário, equipe ou setor. O nível de produtividade, ainda, pode ser acompanhado em relação ao uso de recursos e produtos fabricados.

Como escolher e implementar os índices de planejamento?

Cada empresa precisa de índices de planejamento distintos. Tudo depende da estratégia de negócios de cada uma. Alguns índices, contudo, são sempre necessário, como a taxa de crescimento.

Para definir e utilizar um dos índices tenha em mente qual o objetivo do seu negócio. Essa estretégia pode ser revista em alguns meses. O mesmo funciona para a frequência. Ainda, você pode avaliar os índices por semana, mês ou ano.

Os índices de planejamento podem ser facilmente utilizados por meio de plataformas informatizadas, como o Excel. Quer receber outras dicas como essa? Assine a newsletter e escolha vencer!