Crenças limitantes e como podem afetar nossa vida 2

Crenças limitantes e como podem afetar nossa vida

Desde nosso nascimento, somos influenciados negativamente e positivamente pelas pessoas a nossa volta, como também pelas situações e experiências  em nosso dia a dia. Deste modo, vamos formando percepções e modelo mentais do mundo, por tanto, nem sempre correspondem à realidade.

Assim são criadas as crenças limitantes, que são pensamentos, sentimentos e interpretações que você cria como verdade, mas que no fundo são falsas. Essas crenças impedem a sua vida de se tornar cada vez melhor.

Isto é, quanto mais vivenciamos experiências ruins, mais vamos acumulado imagens mentais  negativa sobre nós mesmos e demais pessoas. Um exemplo: quando na infância, seu pai diz ao filho que ele é incapaz e fraco, ou o compara com um irmão mais confiante e forte, provavelmente esta atitude sabotará sua auto estima  o deixará mais inseguro nas suas atitudes quando for  adulto .

Estas experiências negativas, especialmente ao longo da infância, são determinantes para a formação da criança e da visão que ela tem de si mesma, uma vez que neste período, os pais são as principais referências e suas palavras e ações têm uma gravidade muito grande.

As crenças limitantes são geradas no inconsciente, ao longo da nossa vida, não questionamos o que acreditávamos ou o que nos era imposto e, por conta desse comportamento, não vimos o choque negativo dessas situações em nossas vidas.

Existem inúmeras crenças limitantes nos mais diversos setores de nossas vidas. Podemos ver esses desafios, ou seja, obstáculos na área da saúde, nos relacionamentos, no âmbito pessoal e profissional. São questões que precisamos identificar e trocar essas crenças.

Exemplos de crenças limitantes

Listamos abaixo mais alguns exemplos, se você ainda não entendeu como se forma as crenças limitantes. São casos comuns que, infelizmente, vemos com certa freqüência na vida:

  1. Alguém que sempre ouviu dos pais que na vida só quem é rico, quem já nasceu rico, terá essa visão de mundo gravada em sua mente. Sendo assim, mesmo que tente mudar de vida, essa crença limitante irá sabotá-lo, fazendo como sempre fracassará na sua vida alimente ainda mais esse pensamento.
  2. Um relacionamento amoroso que não deu certo, no qual, a pessoa se sente mal e desconfortável por todo o tempo em que os dois esteve juntos, pode causar um trauma que ela levará por toda a vida. Assim, sempre haverá uma crença limitante sobre o amor e esse indivíduo nunca conseguirá ter um relacionamento duradouro e feliz. Parte superior do formulário